18 de Setembro de 2018
Calma, a cor dos pneus não vai mudar. Pneus verdes são aparentemente iguais aos pneus convencionais, mas possuem baixa resistência ao rolamento, ou seja, são mais eficientes para manter a energia de movimento, ao invés de transformá-la em calor em função do atrito dos pneus com o solo. Isso permite um menor consumo de combustível, aumentando a eficiência energética do veículo e diminuindo a emissão de gases poluentes.
A diferença principal está em um dos materiais utilizados para confecção: para diminuir a resistência ao rolamento, utiliza-se o dióxido de silício (sílica) em substituição ao negro fumo (pó obtido pela queima de óleos). A silíca tem a mesma função do negro fumo, que é de fortalecer a borracha, porém é menos resistente ao atrito e perde muito menos energia na forma de calor. Vale lembrar que essa composição já vem sido adotada há algum tempo em vários tipos de pneu, com exceção dos modelos off-road, que dependem da aderência para melhor desempenho.
Parece bobagem, mas a resistência ao rolamento responde por cerca de 20% de toda a energia gasta por um veículo! A resistência ao rolamento pode ser verificada na etiqueta do INMETRO no momento da aquisição do pneu. Ela não está diretamente ligada a resistência do mesmo, mas vai fazer com que você economize um dinheiro considerável com combustível, sobretudo com a alta nos preços da gasolina e do álcool. Você também pode otimizar o consumo do seu veículo mantendo os pneus sempre calibrados!
Fonte: Autoesporte
Como oferecer alto desempenho e muito torque em um pesado utilitário esporte sem c... Ler Mais
Ação realizada em Mendonça - SP
Visando a comodidade e o conforto, leva... Ler Mais